Volantes dão tom a estilo do Inter com 40% dos gols após parada da Copa América

patrick 230119aEdenílson, Patrick e Rodrigo Lindoso anotam seis dos 14 gols desde a retomada do calendário e se consolidam como pilares da equipe de Odair Hellmann

Os holofotes recaem sobre Nico López e o fim de seu jejum de 24 jogos sem gols. Mas a vitória por 3 a 2 do Inter sobre o Botafogo, no último sábado, joga luz a uma faceta que se confunde com o estilo de jogo enraizado por Odair Hellmann: a chegada constante dos volante à área para participar da construção ofensiva. E marcar gols.

Antes de o uruguaio dissipar os mais de 1,8 mil minutos de seca, Edenílson e Rodrigo Lindoso já haviam aberto caminho para a vitória colorada no Beira-Rio. Os dois, além de Patrick, anotaram seis dos 14 gols do Inter após a parada da Copa América.

O número corresponde a mais de 40% da produção ofensiva da equipe desde a retomada do calendário. A efeito de comparação, os atacantes marcaram cinco vezes neste período.

Do trio, Edenílson é quem puxa a fila. O volante é o artilheiro do Inter depois da Copa América, com três gols marcados. Lindoso, por sua vez, marcou nos últimos dois jogos, e Patrick completa a lista com um gol.

Artilharia pós-Copa América
Edenílson - 3 gols
Guerrero - 2 gols
Rodrigo Lindoso - 2 gols
Patrick - 1 gol
Rodrigo Moledo - 1 gol
Sarrafiore - 1 gol
Wellington Silva - 1 gol
Guilherme Parede - 1 gol
Nico López - 1 gol
Contra - 1 gol

A contribuição ofensiva dos volantes não é exclusividade dos últimos jogos. O atual tripé titular – com Lindoso, Edenílson e Patrick – marcou 13 gols em 2019. Ou seja: é responsável por 21% dos 61 gols do Inter na temporada.

Os números e os gols reforçam o papel dos volantes como fiéis da balança para fazer o estilo de jogo do Inter dar certo. Desde o ano passado, a equipe se consolidou com a combatividade e a intensidade como principais virtudes. Nesse conceito, Edenílson e Patrick são fundamentais para dar velocidade às transições ofensiva e defensiva.

Prova disso é que Odair até alternou a sua equipe para o 4-2-3-1 em alguns momentos no ano – inclusive para iniciar o duelo com o Flamengo, na última quarta. Mas é o 4-1-4-1 que se consolida e leva o Inter aos melhores resultados da temporada.

– Tem que ressaltar o trabalho. Nosso modelo de jogo facilita para mim e para o Patrick essa chegada. Quando ganha, é o grupo. Independente de quem faça os gols. Uma hora vai ser o zagueiro. Outra, o atacante. Nosso sistema de jogo nos deixa mais à vontade para sair e chegar à área – atesta Edenílson.

Os volantes serão peças vitais para fazer um duelo de solidez defensiva e intensidade na decisão com o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, pelo jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil.

Como fez 1 a 0 no Mineirão, qualquer empate classifica o Colorado. Se a Raposa devolver o resultado, a decisão vai para os pênaltis. Vitória por um gol de diferença a partir de 2 a 1 dá a vaga ao time mineiro.

O elenco colorado se reapresenta para trabalhos na manhã desta segunda-feira. Odair manterá a base da escalação da vitória sobre o Botafogo, com Bruno e D'Alessandro de volta, nas vagas de Zeca e Rafael Sobis.

Fonte: globoesporte.globo.com