Titular absoluto da Patativa, jogador é destaque da melhor defesa da Série D do Brasileirão Destaque do Central nesta Série D, o lateral-esquerdo Eduardo atingiu uma marca expressiva na carreira. O jogador de 24 anos completou 100 partidas como profissional no último domingo (13), no empate em 0 a 0 diante do América-RN, na Arena das Dunas, pela 12ª rodada do Grupo 3 da competição.
Titular absoluto da Patativa, o defensor atuou em todos os 12 compromissos da equipe no Brasileirão (sem ser substituído) e é peça fundamental do elenco comandado por Leandro Sena, já classificado com antecipação à segunda fase.
“Estou muito feliz em atingir essa marca. Desde pequeno, sonhava em ser jogador, comecei cedo, sonhava em um dia poder me tornar profissional e, graças a Deus, hoje posso celebrar essa marca de 100 jogos como profissional, uma marca tão importante e significativa para mim, pessoal e profissionalmente. Só eu sei o quanto lutei para estar aqui”, revelou Eduardo.
“E fico muito contente também em ter atingido isso aqui no Central, um clube que me abriu as portas, onde me sinto em casa, e que tenho orgulho de vestir a camisa. Espero poder retribuir ainda muito mais dentro de campo”, completou o importante jogador do sistema defensivo do time de Caruaru, dono da melhor defesa da Série D, com apenas seis gols sofridos.
EDUARDO PELO CENTRAL NA SÉRIE D 2025
- 12 jogos disputados (jogador de linha com mais partidas na competição, junto com Augusto Potiguar)
- 1080 minutos em campo
- Titular em todos os jogos da Série D sem ser substituído
- 8 jogos sem sofrer gols na competição
- Melhor defesa da Série D (apenas 6 gols sofridos, empatado com a Inter de Limeira)
Carreira em Pernambuco e no Nordeste
Se hoje Eduardo é um dos principais jogadores do elenco do Central, foi em outro clube pernambucano que deslanchou pela primeira vez. O defensor desembarcou no Recife, em 2020, para atuar pelo Santa Cruz, inicialmente nos juniores. No primeiro ano, o lateral ficou entre o Sub-20 e o Sub-23, fez ótimas partidas no Brasileirão de Aspirantes (inclusive, com um gol marcado) e chamou a atenção da direção coral, que o promoveu em definitivo para o elenco principal para a temporada seguinte.
“Devo muito a Pernambuco, aprendi a amar muito esse estado e esse povo. Me deu muita coisa, não só Pernambuco, mas o futebol nordestino. Fui muito feliz no Santa Cruz, minha jornada profissional, de fato, começou lá. E hoje, aqui no Central, me sinto como se fosse daqui há muito tempo. É um orgulho defender esse clube. No Confiança, fui campeão sergipano. Joguei também em Goiás e no Paraná. São muitos momentos ao longo desses cem jogos, passa um filme na cabeça”, afirma o camisa 6 do Central.
No Santa, Eduardo fez sua primeira temporada completa como profissional aos 20 anos e, inclusive, chegou a artilharia do time no Campeonato Pernambucano de 2021. Em 2022, defendeu o Cascavel e, em seguida, CRAC (2023) e Confiança (2024). Antes de assinar com o Central, em março deste ano, para a disputa da Série D, o lateral-esquerdo estava em sua segunda passagem pelo time goiano.
EDUARDO – 100 JOGOS NA CARREIRA:
Central-PE: 12 jogos (2025)
CRAC-GO (duas passagens, 2023 e 2025): 32 jogos
Confiança: 18 jogos (2024)
Cascavel: 8 jogos (2022)
Santa Cruz: 21 jogos (2021)
Santa Cruz Sub-23: 5 jogos (2020)
Internacional Sub-23: 4 jogos (2018)
Rafael Alvarez
Alvarez Comunicação - Assessoria de Imprensa