Laterais-meias: Fabrício e Gabriel lideram posse e são armas do Inter

Liberdade concedida pelo técnico Dunga e treinamento de viradas de jogo tornam laterais coadjuvantes de luxo no setor ofensivo colorado, com participação direta em gols

Laterais. Mas pode chamar de meias. Fabrício e Gabriel são os jogadores do Internacional que mais ficaram com a bola no pé no Campeonato Gaúcho. São os articuladores das ações ofensivas coloradas junto com D'Alessandro, que é o primeiro logo abaixo de ambos na lista. Os lados são a válvula de escape do time de Dunga para chegar aos gols.


Como na Seleção Brasileira, os laterais tem participação muito ativa no setor ofensivo. Gabriel e Fabrício atuam liberados para chegar a frente, por um movimento de Ygor, que por vezes recua e 'afunda' entre os zagueiros Rodrigo Moledo e Juan. Fabrício tem 14 minutos e 8 segundos de posse de bola no Gauchão, enquanto Gabriel tem 12min36. O meia D'Alessandro, o 'cabeça' do meio-campo colorado, tem 12min21 de bola nos pés. O primeiro contabiliza quatro assistências, enquanto o segundo tem uma. Os números são da parceria LANCE!/Footstats.
O movimento é treinado por Dunga. A bola é trabalhada por um dos lados, e em determinado momento, um dos jogadores de meio vira o jogo. Encontra o outro lateral livre para avançar e finalizar ou encontrar alguém na área. Alguns gols no Gauchão saíram assim: contra o Pelotas, Willians encontra Fabrício livre para cruzar e achar Diego Forlán. Na última rodada da fase de grupos da Taça Piratini, foi a vez de Elton encontrar o camisa 14 sozinho. Cruzamento rasteiro e gol de Leandro Damião.
- Quando pego a bola na lateral, sozinho, pego de frente. Fico bem consciente. O Dunga também dá liberdade para mim e para o Gabriel sair, ele arma nos treinamentos para que a gente vire a bola rápido, já que a gente chega rápido. Ele não quer prender a gente não - comentou o lateral-esquerdo Fabrício.
O camisa 2 já comentou que Dunga o dá liberdade e mais tranquilidade. Por isso, seu rendimento é melhor no Inter do que no rival Grêmio. Com um esquema que prioriza o ataque pelos lados, Gabriel voltou a brilhar.
- O Dunga nos dá liberdade para atacar do meio para frente. Já o Vanderlei, pelo que eu vi, prefere que o lateral priorize defender em vez de auxiliar o ataque. Isso é nítido dos jogos - destacou Gabriel.
Na tarde desta quinta-feira, o comandante colorada deve encaminhar a equipe para o duelo com o Canoas, no domingo, pelo Campeonato Gaúcho. Sem Fred, suspenso, o técnico ganhou o retorno de Dátolo aos treinamentos. Resta saber se ele vai utilizar o argentino imediatamente após sua volta aos trabalhos.

Fonte: LanceNet

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.