Quem mais jogou está no lado colorado. Mas o Grêmio é quem ganha a disputa de jogadores que mais atuaram em Gre-Nal. Embora D'Alessandro seja quem mais entrou em campo contra o rival, Edinho e Marcelo Grohe se aproximam da marca do argentino, com ênfase ainda para o goleiro, que tem no currículo também os duelos das categorias de base. Mas o Colorado terá menos estreantes em campo no domingo, às 16h, no Beira-Rio.
D'Alessandro atuou em 22 Gre-Nais desde que chegou ao clube, há seis anos. Tem um retrospecto amplamente positivo no duelo. Já Edinho contabiliza 18 clássicos na carreira. Mas 15 deles foram jogados com a camisa do agora rival Internacional. E Grohe atuou em 14 jogos no time profissional gremista.
- Cada Gre-Nal tem uma história diferente. Não adianta pensar muito em outros Gre-Nais. Se a gente ganhar, muda tudo. É entrar focado para que a gente possa vencer - destacou Edinho.
Os três são os únicos que superaram a barreira dos 10 jogos. Alex, Fabrício, no Inter, e Werley, do Tricolor, chegaram em tal marca e farão seu 11° dérbi no domingo. Depois, no Grêmio, aparecem Pará com 8 e Giuliano com 7 (todos, porém, no lado colorado). No Inter, Juan e Willians acumulam 6 e Dida, 5. O goleiro, por sinal, igualará o número de Gre-Nais disputados quando no Grêmio na estreia do novo Beira-Rio. Barcos, Ramiro e Rafael Moura têm também 5 clássicos.
- Todo o clássico é sempre igual, os detalhes que vão definir. São duas grandes equipes, a rivalidade não precisamos nem falar. Quem estiver mais atento e errar menos vai vencer - comentou Juan.
Edinho é 'vice-líder' em Gre-Nais disputados, com 18. Depois vem Grohe (Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)As nominatas ainda não estão confirmadas por Felipão e Abel Braga, também dois velhos conhecedores do clássico. O mistério paira sobre as equipes que entrarão em campo no Beira-Rio. Mas é possível fazer algumas projeções. Que apontam para um time com mais estreantes do Tricolor no Gre-Nal.
Fernandinho e Pedro Geromel devem fazer seu primeiro clássico. Giuliano já conhece o clima do jogo, mas estará pela primeira vez no lado azul. O mesmo pode acontecer com Breno, lateral-esquerdo, ou Matías Rodríguez, pela direita, o que deslocaria Pará para a esquerda. O jovem Walace, testado em treinos por Felipão, faz seu primeiro jogo profissional com a camisa gremista se for o escolhido. Outro estreante que pode aparecer no meio é Fellipe Bastos.
No lado colorado, a situação é diferente. Wellington Silva jogará pela primeira vez o Gre-Nal, assim como o volante Wellington, se ficar no time para o duelo. Com o retorno de Aránguiz, ele pode ser sacado do meio-campo. E a lista para por aí. Todos os restantes já têm experiência contra o rival. No banco, Valdívia e Luque poderiam ter o clássico como novidade em suas vidas.
As duas equipes voltam a treinar nesta sexta-feira. O Grêmio à tarde, em trabalho fechado. O Inter pela manhã, com os portões abertos, no CT do Parque Gigante. Na manhã de sábado, a situação se inverte e é a vez de Abelão optar pela privacidade.
fonte: terra.com.br

wmi9