Com bom aproveitamento de pratas da casa no time de cima, Peixe está na semifinal da Copa do Brasil sub-20, da qual é atual campeão, e dos Paulistas sub-11 ao sub-17
O Santos é o clube que mais revela jogadores para as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro. É também a equipe com maior aproveitamento de pratas da casa no elenco (50% do time é formado na Vila Belmiro). Tudo indica que, nos próximos anos, o posto de referência na produção de atletas deve continuar sendo do Peixe. Ao menos é o que mostram os resultados. A base alvinegra pode encerrar a temporada com quatro títulos estaduais e até três nacionais.
O time sub-20, elogiado recentemente pelo técnico Enderson Moreira, pode terminar o ano com uma “tríplice coroa”. Bicampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Santos enfrentará o Internacional na semifinal da Copa do Brasil da categoria (da qual é o atual campeão) e ainda disputará o Brasileiro sub-20 no fim do ano, no Rio Grande do Sul. Nas demais categorias, do sub-11 ao sub-17, o Alvinegro decide vaga nas finais dos respectivos Campeonatos Paulistas neste sábado (confira abaixo a agenda das decisões de sábado).
Para o gerente da base santista, Hugo Machado, um dos fatores que explicam o aproveitamento das equipes em 2014 é a redução do número de atletas por time, um processo realizado durante o ano passado. Segundo ele, o procedimento possibilita um trabalho mais individualizado com os meninos, com maior qualidade nos treinos e na avaliação dos fundamentos do jogador.
– Temos hoje 23 jogadores por categoria, e a tendência é até diminuir um pouco, em torno de 20 por equipe. Reduzir o número de atletas era necessário, havia times com até 60 jogadores. Nossa preocupação é desenvolver um plano de jogo padronizado. E vamos atingir a excelência quando tivermos um percentual grande de promovidos de uma categoria para outra – explicou.
No ano passado, o Santos firmou um acordo com o Barcelona que gerou R$ 24 milhões aos cofres e previa além da prioridade na contratação dos atacantes Giva, Victor Andrade (que já deixou a Vila Belmiro) e Gabriel, o intercâmbio entre funcionários. Quatro profissionais do clube visitaram os catalães: Sandro Orlandelli, responsável pelo Departamento de Scouting; Sérgio Peres, preparador físico do sub-20; Luciano Costa, técnico do sub-13; e Barata, coordenador das escolinhas de futsal.
– Os profissionais que foram lá, quando vivenciaram esse trabalho em Barcelona, compraram a ideia e começaram a acreditar nela, passando o conhecimento aos demais treinadores. Pedimos a eles que nos fizessem uma apresentação do que viram ao departamento. Esse é um “know how” importante. Acredito que no fim do ano enviaremos mais um grupo – disse Machado.
“REVEZAMENTO” SUB-20 E PROFISSIONAL
Técnico do sub-20 alvinegro, Pepinho Macia cita um terceiro diferencial do Santos na base: a tendência a ganhar oportunidades na equipe principal. Do elenco profissional, 22 atletas foram revelados na Vila, sendo que quatro (o volante Alison e os atacantes Robinho, Gabriel e Alison) são tidos como titulares com Enderson Moreira e apenas três (os goleiros João Paulo e Gabriel Gasparotto e o lateral-direito Daniel Guedes) ainda não atuaram na temporada.
– O Santos tem observadores espalhados pelo Brasil buscando atletas que se encaixem no perfil do clube, e levamos uma vantagem pelas oportunidades que os meninos têm aqui. Eles querem jogar no Santos, sabem que é o caminho mais curto para o profissional. Às vezes, o garoto sai até do sub-17 e tem uma chance de mostrar serviço no time principal – comentou o técnico.
E com a concorrência entre jovens e “veteranos” no time principal, é natural que muitos garotos acabem descendo para reforçar o sub-20 nas competições. Pepinho e Machado afirmam, porém, que ao contrário de outros clubes e épocas, os meninos encaram o processo com naturalidade e, em alguns casos, até pedem para atuar no time de juniores.
– De uns anos para cá, o sub-20 ganhou visibilidade grande, não só com a Copa São Paulo. Isso faz com que o torcedor, muitas vezes, saiba até a escalação da equipe. Mostramos para eles (jogadores) a importância de eles virem aqui e jogarem bem. Isso há alguns anos era difícil, pois havia quem descesse com má vontade. Mas, também temos um pouco de sorte, devido à índole deles e ao ambiente, que ajuda a diminuir a pressão de jogar no Santos – disse Pepinho.
– O Caju (lateral) tem entrado bem nas partidas, o Jorge Eduardo (atacante) também... O Santos está quebrando o paradigma de que atleta que sobe não pode voltar para jogar pela base. O jogo é fundamental. Às vezes, o menino sobe e não consegue treinar devido ao calendário da equipe profissional. Temos mostrado para eles que estar jogando é importante para desenvolvê-los. O Serginho (meia) tem ido bem no time de cima porque está com ritmo – comentou Machado.
CONFIRA A AGENDA DA BASE PARA SÁBADO
Paulista sub-11 (semifinal): Santos x Palmeiras – 9h, no CT Rei Pelé, em Santos.
Obs.: Peixe foi derrotado por 2 a 1 no jogo de ida.
Paulista sub-13 (semifinal): Santos x Portuguesa – 10h15, no CT Rei Pelé, em Santos.
Obs.: Peixe venceu por 2 a 0 no jogo de ida.
Paulista sub-15 (semifinal): Santos x São Bernardo – 9h, no Baetão, em São Bernardo.
Paulista sub-17 (semifinal): Santos x RB Brasil – 10h45, no CT do RB Brasil, em Jarinu.
PRATAS DA CASA NO PROFISSIONAL (EM 2014)
Gabriel (1 jogos)
Geuvânio (47 jogos)
Alan Santos (33 jogos)
Alison (32 jogos)
Jubal (20 jogos)
Stefano Yuri (19 jogos)
Robinho*, Zeca e Leandrinho (17 jogos)
Diego Cardoso (15 jogos)
Vladimir (10 jogos)
Jorge Eduardo (9 jogos)
Gustavo Henrique (8 jogos)
Caju (7 jogos)
Serginho (6 jogos)
Nailson (3 jogos)
Paulo Ricardo (2 jogos)
Vinícius Simon e Thiago Maia (1 jogo)
Gabriel Gasparotto, João Paulo e Daniel Guedes (0 jogos)

wmi9