Ex-Fluminense relata tensão com explosões em bombardeio na Ucrânia

tallesbrener 150823Ex-jogador do Fluminense, Talles Brener viveu momentos de tensão durante a madrugada desta terça-feira (15). A cidade onde ele mora, Lviv, na região oeste da Ucrânia, foi o principal alvo de um bombardeio executado pelo exército russo. Segundo os jornais, ao menos três pessoas morreram em uma fábrica de rolamentos.

"As madrugadas são de muita tensão em muitas cidades aqui na Ucrânia porque a maioria dos ataques russos acontece na madrugada. Estava no hotel do clube onde estou vivendo, acredito que seja mais seguro por haver um bunker", disse ao ESPN.com.br.

"Estamos vivendo no hotel do clube eu e minha esposa, Jessika, que está grávida do nosso filho. O clube nos fornece boas condições. Tenho a experiência de estar aqui desde quando tudo começou".

O atleta, do Rukh Lviv, estava na Ucrânia há pouco mais de um ano, quando começou a guerra entre os países, no final de fevereiro de 2022. Ele estava dormindo quando recebeu muitas mensagens vindas do Brasil alertando sobre os primeiros ataques das tropas do país vizinho.

Ao sair para a rua, Talles notou uma movimentação estranha e uma intensa procura por mercados e postos de gasolina. Em seguida, tentou sair da Ucrânia pelas fronteiras com a Polônia e a Eslováquia, mas após vários dias de espera não conseguiu. Ele só deixou o país algum tempo depois, quando fugiu para a Hungria e ficou hospedado na casa de amigos.

Em abril, ele foi emprestado por alguns meses para um clube da Finlândia, mas precisou retornar ao país.

"Voltei para a Ucrânia por ter contrato, e me ofereceram uma renovação por mais um ano. Foi uma escolha difícil pela situação que o país se encontra. Hoje, a vida tem que seguir normalmente, porém, nunca sabemos realmente o que pode acontecer. Todos esperamos que a guerra termine o quanto antes e que tudo volte ao normal".

Formado na Inter de Limeira, o jogador chegou às categorias de base do Fluminense, pelo qual jogou duas vezes a Copa São Paulo de futebol júnior. O jogador fez duas partidas pela equipe principal, em 2017, antes de sair das Laranjeiras.

Talles passou por Mirassol-SP, Noroeste-SP, Vila Nova-GO, Olimpik Donetsk (Ucrânia) e KuPS (Finlândia) até chegar ao Rukh Lviv (Ucrânia). Na última temporada, ele foi um destaques do Campeonato Ucraniano, com sete gols e cinco assistências, em 28 jogos. Sua equipe lidera a atual edição do torneio com 100% de aproveitamento após três rodadas.

Fonte: ESPN