Ex-Fluminense que fugiu a pé da guerra pode voltar a jogar na Ucrânia: "A gente pensa em tudo"

Atleta do Rukh Lviv, Talles Brener está emprestado ao Kashima Antlers. Contrato com time japonês termina no fim de janeiro, o que pode fazer com que brasileiro retorne a clube ucraniano

talles 150925 div KashimaAntlersFoto: Kashima Antlers

Em fevereiro de 2022, o atacante brasileiro Talles Brener completou com a esposa a caminhada mais perigosa da vida deles. A pé, os dois cruzaram a fronteira da Ucrânia, onde Talles jogava, com a Hungria para fugir da guerra contra a Rússia. Três anos depois, ainda ligado a um clube ucraniano, Talles pode retornar ao país em meio à escalada mais violenta do conflito até aqui.

Revelado pelo Fluminense, Talles, de 27 anos, tem contrato com o Rukh Lviv, da primeira divisão da Ucrânia, até 2027. Após passar duas temporadas jogando no país com a guerra em andamento, ele foi emprestado ao Kashima Antlers, do Japão, em 2024. O período no time oriental se encerra no fim deste ano, e ele pode retornar com a família para a Ucrânia caso o Kashima não exerça a opção de compra ou não apareça outra proposta.

"Estou aguardando. A questão da guerra é complicada, porque a gente pensa em tudo. Eu tenho um filho pequeno, esposa e penso em viver o mais tranquilo possível", disse Talles em entrevista ao ge.

— Se a guerra terminasse, seria ótimo voltar, mas como tem a guerra, a gente pensa muito em outras possibilidades. Mas como tem o contrato, vai depender muito se irei cumprir e se irei voltar. O clube é muito bom, sempre me recebeu de portas abertas, sempre fui bem tratado na cidade também — acrescentou.

A liga da Ucrânia continua em disputa mesmo em meio à guerra. Clubes da região leste do país, mais afetada pelo conflito, se deslocaram para as cidades mais a oeste, como Lviv, onde fica o clube de Talles. O Shakhtar Donetsk, por exemplo, usa as dependências do Rukh para treinamentos. Os times ucranianos só mandam os jogos fora do país em competições europeias, como a Champions League.

Após fugir da guerra a pé em 2022, Talles passou um mês na Hungria e mais três na Finlândia. Quando a liga da Ucrânia foi retomada, ele recebeu uma ligação do Rukh, optou por retornar ao país para cumprir o contrato e atuou em Lviv por duas temporadas.

Nesse período, o brasileiro conta que a vida seguiu de forma relativamente tranquila, mas que precisou se abrigar em bunkers várias vezes, até durante uma partida.

— Houve um jogo no Dia da Independência da Ucrânia, então teve muita sirene. Toda hora tinha que parar a partida, ir para o bunker, aí recomeçava o jogo, parava, ia para o bunker. Foi uma loucura — lembrou.

"Já ouvi algumas explosões. Alguns mísseis já ouvi, mas ataque mesmo não, só o barulho", relatou.

Agora do outro lado do mundo, no Japão, Talles segue em contato com os companheiros do Rukh Lviv para saber como está a situação no clube e no dia a dia na Ucrânia. Enquanto isso, se acostuma também com as novas preocupações da vida no Extremo Oriente.

— Tem um grupo que eu fico acompanhando as notícias, para saber como está o país e a cidade. Eu falo com alguns companheiros também que estão lá, eles falam que continua na mesma situação, da guerra e das sirenes. Aqui no Japão também às vezes rola algum terremoto, mas as casas são bem preparadas. O preocupante é o tsunami, que pode ter aqui no país também. Para ficar tranquilo mesmo, é só no Brasil — disse.

Moleque de Xerém
Natural de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, Talles começou nas categorias de base da Inter de Limeira. Em 2016, ele se transferiu para o Fluminense e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano seguinte. Ele atuou em duas partidas da competição e não marcou gols.

Ainda em 2017, Talles foi emprestado ao Mirassol. Depois, passou pelo Noroeste e chegou ao Vila Nova-GO, onde teve grande destaque na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro em 2020. Ele anotou dois gols na primeira partida da decisão, contra o Remo, vencida pelo Tigre por 5 a 1.

O destaque no clube goiano chamou a atenção do futebol da Ucrânia, e ele foi contratado pelo Olympic Donetsk em 2021. Em seguida, chegou ao Rukh Lviv. Ao todo, anotou 13 gols e oito assistências pelo clube.

No período, Talles ainda teve rápida passagem por empréstimo pelo KuPS, da Finlândia, após o início da guerra. Em 2024, foi cedido ao Kashima Antlers, e atuou em 20 partidas, com um gol marcado até agora.

Fonte: GloboEsporte

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.