Espaços no campo e tempo de adaptação: Ramírez revela papo e confia em evolução de Patrick

patrick 270421Técnico explica como vê a função do jogador e revela que tem conversado para que ele evolua atuando como ponta, seja na esquerda ou na direita

Antigo volante, o hoje ponta Patrick ainda busca o seu melhor desempenho no Inter sob comando do técnico Miguel Ángel Ramírez. Mas conta com o próprio treinador como aliado para recuperar o protagonismo que fez dele um dos principais jogadores do time nas últimas temporadas.

Após a goleada por 5 a 0 sobre o Esportivo no último sábado, Ramírez dedicou boa parte do tempo na entrevista para explicar em detalhes como vê a atual função de Patrick. Revelou que tem tido conversas com o jogador, descartou utilizá-lo no meio-campo e mostrou confiança que ele irá render no seu novo esquema com mais tempo de trabalho.

Há 60 dias, Patrick era utilizado como uma meia-esquerda – às vezes na direita também – naquele empate com o Corinthians, sob o comando de Abel Braga. Na ocasião, o Colorado ficou com o vice do Brasileirão.

Dois meses depois, Patrick tem novas funções, sendo mais atacante que qualquer outra coisa. No último sábado, ele foi ponta-direita e depois inverteu de lado, na vitória por 5 a 0 contra o Esportivo. Mas ele ficou de fora na estreia na Libertadores, mesmo podendo ser utilizado no meio.

— (Patrick) não entrou porque não jogamos com pontas ao trocarmos de esquema (contra o Always Ready). Quem dava amplitude eram os laterais. Saíram os pontas e não entrou ponta algum. A estrutura que pensamos para o segundo tempo era sem ponta — justificou Ramírez na ocasião.

A decisão de Patrick ser um ponta definitivo foi tomada no início da temporada. Ramírez conversou com o jogador e deu a ele a nova atribuição. Ele deixaria de buscar a bola atrás, carregando até a área adversário, e passaria a aguardar a chegada dos companheiros para atacar.

Para o técnico, Patrick é usado como ponta porque precisa de espaço para jogar. Inclusive, Ramírez não acha a melhor opção tê-lo como uma meia, uma posição que há maior diversidade no elenco.

– Coincidimos que neste esquema Patrick é ponta. Ele precisa de espaço. Os nossos meias me dão muitas opções. Não sei quem colocaria para ter Patrick por dentro. Terei Boschilia, o Taison acabou de chegar. Serão quatro meias esquerdas e quatro direitas. Ele tem maior dificuldade no espaço curto. Quanto mais espaço ele tem, mais perigoso ele fica – justificou Ramírez.

Patrick na temporada:
8 jogos (6 como titular e 2 como reserva utilizado)
1 gol
1 assistência
1 cartão amarelo
514 minutos em campo
O terceiro artilheiro do Inter no Brasileirão da última temporada ainda não apareceu em 2021. Patrick mira a evolução de seu desempenho e tem a confiança do treinador para que se adapte aos poucos.

– Tenho conversado com ele para que não se sinta preso a um esquema. Que ocupe o espaço e que seja compensado. Mas não será de hoje para amanhã, de uma semana a outra, ou de um mês a outro. Pouco a pouco. Fiquei feliz que encontrou espaços, jogou mais (contra o Esportivo) – disse Ramírez.

A adaptação seguiu neste domingo com um treino CT Parque Gigante e seguirá com outro trabalho nesta segunda-feira. O próximo compromisso do Inter está marcado para terça-feira, no Beira-Rio, no jogo contra o Deportivo Táchira, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

fonte: globoesporte.globo.com