Destaque do Goiás no Brasileirão, meia Guilherme está de volta ao futebol chinês

Jogador fez seis gols e deu seis assistências no Brasileirão 2023

guilherme 070224Jogador com mais participações em gols do Goiás no último Brasileirão, o meio-campista Guilherme assinou contrato de duas temporadas com o Changchun Yatai e acertou seu retorno à China. O negócio foi concluído pela Think Ball e o jogador de 32 anos já está no país para se juntar ao elenco de seu novo clube.


Com uma carreira toda construída fora do Brasil, Guilherme jogou a Série A pela primeira vez em 2023 e despontou como um dos principais atletas do Esmeraldino no ano. Em 30 partidas, 25 delas como titular, marcou seis gols e distribuiu seis assistências. Pela Copa Sul-Americana, balançou a rede uma vez em cinco oportunidades. O meia havia chegado ao Goiás após defender o Guangzhou City, da China, com onze gols e oito assistências em 32 aparições.

“Fui muito feliz atuando no Brasil e me senti muito honrado em defender uma camisa tão grande e tradicional como a do Goiás. Recebi diversas propostas para permanecer no futebol brasileiro, inclusive na Série A, e outras também do exterior, mas optei pelo projeto do Changchun Yatai. É um país e uma liga que já conheço, um local onde já sou adaptado e onde fui bastante feliz. Estou contente por retornar e espero viver grandes momentos na China novamente”, disse Guilherme.

Na Europa, Guilherme também obteve grande sucesso nos times em que atuou. No Braga, conquistou a Copa da Liga de Portugal, em 2013, e rumou para o Legia Varsóvia, equipe em que mais atuou (150 jogos), é ídolo e levantou cinco troféus: três do Campeonato Polonês e outros dois da Copa da Polônia. Após cinco temporadas, se transferiu para o Benevento, à época, na Serie A italiana.

Na Turquia, o meio-campo fez história com as camisas de Yeni Malatyaspor e Trabzonspor. No primeiro, foram 13 gols e 13 assistências e a inédita classificação a uma edição de UEFA Europa League; no segundo, protagonizou o emblemático título da Copa da Turquia 2019/20, encerrando um jejum de uma década do clube sem conquistas.

“Minha carreira toda foi praticamente fora do Brasil, mas avalio de forma muito positiva a minha passagem pelo futebol brasileiro. Eu queria retornar ao meu país e disputar uma Série A. Eu tinha esse objetivo, e pude ajudar o clube que defendi com bons números e boas partidas. Foi breve, mas, quem sabe, no futuro possa acontecer de novo e eu possa jogar novamente no Brasil. Agora, estou feliz em voltar para a China e quero fazer história no Changchun Yatai”, revelou.


Rafael Alvarez
Assessoria de Imprensa – Think Ball & Sports Consulting

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.