Comandado por ex-Barça, Thuram comemora título e acesso à elite na Turquia

Atacante é campeão da segunda divisão pelo Eyüpspor, equipe dirigida por Arda Turam, ex-Barcelona e Atlético de Madrid
Thuram 110524
Em uma campanha histórica junto ao Eyüpspor do técnico Arda Turam (ex-meia de Barcelona e Atlético de Madrid), o atacante brasileiro Thuram conquistou, neste sábado (11), o título da 1. Lig, a segunda divisão do Campeonato Turco. O clube chega à elite pela primeira vez em sua história. Com gol marcado na vitória de 4 a 0 sobre o Erzurumspor, o jogador encerra a temporada 2024/25 com chave de ouro: bola na rede (a terceira na competição), título e vaga na Süperlig.

Este é o segundo acesso consecutivo de Thuram. Na última temporada, o centroavante também obteve o feito e, inclusive, fez o gol que selou a classificação, atuando com a camisa do Pendikspor.

“Muito feliz por poder colocar o Eyüpspor na Süperlig pela primeira vez, conquistamos a vaga e o título. Consegui ajudar o Pendikspor a conquistar esse feito inédito temporada passada e agora, novamente, conquistar aqui no Eyüpspor, também pela primeira vez na história do clube. Estou escrevendo meu nome no futebol turco, é uma honra para mim”, comemora.

“Creio que fiz a decisão correta no meio temporada quando optei por vir pra cá. Poder trabalhar com o Arda Turam, um cara que sempre admirei como jogador e agora admiro muito como treinador. Fizemos uma grande temporada”, confessa o brasileiro, ao elogiar o trabalho do treinador, com 24 vitórias e três empates em 34 rodadas.

Figura carimbada nas ligas turcas, Thuram já defendeu também, além de Eyüpspor e Pendikspor, Konyaspor e Tuzlaspor. Ao todo, Thuram já disputou 107 jogos na Turquia, com 32 gol e oito assistências. Na Europa desde 2013, o jogador de 33 anos vestiu a camisa de clubes gregos (Lamia, Kerkyra e Ionikos) e cipriotas (Apollon Limassol e Aris Limassol). Ao todo, são 302 partidas no Velho Continente, com 84 e 25. No Brasil, jogou por Novo Hamburgo (2011), Athletico-PR (2012), Chapecoense (2012) e Bahia (2013).

Curiosidade:
Em janeiro, Thuram se despediu do Pendikspor, onde marcou o gol do inédito acesso à Süperlig, e também anotou o primeiro tento da história do clube na elite do futebol turco. Quatro dias depois (27/01/2024), o brasileiro balançou a rede em sua estreia pelo Eyüpspor, na 1. Lig, fazendo jus à “Lei do Ex”, na goleada de 4 a 0 sobre o Tuzlaspor.


Rafael Alvarez
Assessoria de Imprensa – Think Ball & Sports Consulting