Com gols e assistências pelo Goiás, Guilherme Marques ganha relevância no grupo

Meia esmeraldino também assumiu jogadas de bola parada da equipe

guilherme 170823Contratado pelo Goiás para dar criatividade ao meio-campo, o meia Guilherme Marques, de 32 anos, mostrou evolução desde a chegada do técnico Armando Evangelista e se tornou uma das principais referências da equipe na campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro. O jogador tem acumulado gols e assistências e conquistado a confiança da torcida esmeraldina.

Contratado no início de abril após passagem pelo futebol chinês, Guilherme Marques chegou ao time esmeraldino com três meses de inatividade, pois tinha jogado sua última partida pelo Guangzhou City no dia 27 de dezembro. O jogador precisava de um tempo para readquirir ritmo de jogo e se adaptar o Brasil. O Goiás foi a primeira experiência do meia no futebol brasileiro desde que se profissionalizou.

Com boa qualidade técnica e senso tático, Guilherme Marques passou a ser titular do meio-campo com a chegada de Armando Evangelista. Desde a vitória sobre o Vasco, no Rio de Janeiro, o meia passou a ser escalado desde o início dos jogos e ganhou maior importância para o equilíbrio do sistema de jogo da nova comissão técnica. Desde então, o jogador realizou dez jogos e marcou três gols.

Além das tarefas de criação de jogadas no meio-campo e de compromisso com o balanço defensivo na marcação, Guilherme Marques assumiu as cobranças de bola parada, sobretudo em lances de cruzamento na área. Foi assim, por exemplo, que nasceu o gol marcado pelo zagueiro Lucas Halter na vitória sobre o América-MG, por 1 a 0, em Belo Horizonte (MG).

Com boas atuações, Guilherme Marques tem ganhado a confiança do torcedor, que vive carente de um autêntico camisa 10. A curiosidade é que Guilherme usa a camisa 60.

Desde 2021, quando a atual diretoria assumiu o clube, nenhum jogador contratado para vestir a camisa 10 conquistou de forma definitiva os corações esmeraldinos.

Nessas três temporadas, o meia Élvis foi o que mais vezes atuou nessa função - 69 jogos disputados e dez gols marcados. Outros atletas contratados para dar criatividade ao time foram Luan, Marquinhos Gabriel, Luan Dias, Shaylon, entre outros.

Em 2023, o Goiás fez outras apostas antes de acertar com Guilherme Marques. O argentino Julián Palacios foi o que mais vezes entrou em campo, com 35 jogos, mas perdeu espaço com Armando Evangelista e vive processo de retomada da confiança para voltar à equipe.

Além do argentino, o Goiás contratou Ariel, Carlos Maia e Dodô. Os dois primeiros já deixaram o clube e o último chegou como uma aposta.

Na última janela, o Goiás buscou o meia luso-brasileiro Raphael Guzzo, que estava no futebol português e foi uma indicação do técnico Armando Evangelista. O jogador, no entanto, tem como característica principal jogar em funções mais recuadas do meio-campo e pode até mesmo compor o setor com Guilherme Marques. Em sua estreia, contra o América-MG, entrou justamente na vaga de Guilherme Marques.

Fonte: opopular.com.br

The Company has the right to send the User notifications about new products and services, special offers and various events. The User may opt out of receiving notifications by sending a letter to the Company to the e-mail address thinkball@thinkball.com.br with the note “Opt-out of notifications”.