Futebol: Os nossos 22 eleitos da 1.ª volta da Série C do Campeonato de Portugal

miotti 030119Num exercício de análise e observação, elegemos um plantel com os jogadores que mais temos apreciado na série das nossas equipas.

A duas rondas do fim da 1.ª volta do Campeonato de Portugal, já é possível realizar um exercício de seleção, tendo em conta a produtividade/qualidade individual daqueles que gravitam no alinhamento geográfico onde estão presentes quatro equipas do distrito de Castelo Branco.

Uma escolha desta natureza tem, naturalmente, grau de subjetividade. Mas é produzida de acordo que observações feitas a cada domingo. Pelo menos, mais quinze nomes figuram na agenda de apontamentos: qualquer um cabia perfeitamente no elenco, mas apontámos para um grupo de 22. Um plantel ou dois onzes.

Num universo de 18 equipas, 11 estão representadas no plantel referência da Série C. BC Branco, Vilafranquense, Sintrense e Torreense, são as que mais jogadores têm, com três cada. Do distrito, para além dos albicastrenses Diogo Costa, Zezinho e João Vasco, entram nos eleitos os oleirenses Gabriel Miotti e Jimmy, o sertaginense Tito Júnior e o alcainense Ruben Nogueira.

São 15 portugueses, quatro brasileiros e três cabo-verdianos. O mais veterano, mas que ainda passeia classe nos campos do Campeonato de Portugal, é Luís Pinto. Aos 36 anos é uma unidade nuclear no Vilafranquense, equipa que tem os mesmos pontos na classificação que o líder BC Branco. Passou pelo futebol do distrito em 2016/17, mas só esteve meia época no Sporting da Covilhã. Na casa dos “30”, há mais dois: o avançado Pedro Bonifácio e o central Danilson, com 33 e 32 respetivamente, ambos do Torreense. Temos depois o leiriense Ulisses Oliveira com 29 e o central Kiki Ballack, com 28. Este defesa cabo-verdiano do Sintrense passou pelo Sertanense na temporada 2013/14.

Há nove jogadores até aos 24 anos. O mais “caçula” é o lateral esquerdo do Nogueirense, Álvaro Milhazes, com 21 anos. É poveiro, tal como o outro lateral canhoto selecionado: Zezinho, do BC Branco. Depois temos, em matéria de mais jovens, o guardião brasileiro do Vilafranquense, Rodrigo Moura, e o versátil Rui Batalha, do Torreense, com 22 anos. Mais um para os laterais “beirões” Tito Júnior e Zezinho.

GUARDA-REDES

Rodrigo (Vilafranquense)

Gabriel Miotti (Oleiros)

LATERAIS

Fábio Pala (Sintrense)

Tito Júnior (Sertanense)

Zezinho (BC Branco)

Milhazes (Nogueirense)

CENTRAIS

Diogo Costa (BC Branco)

João Freitas (Vilafranquense)

Kiki Ballack (Sintrense)

Danilson (Torreense)

MÉDIOS

Ulisses (U. Leiria)

Jimmy (Oleiros)

Diogo Pires (Sintrense)

Luís Pinto (Vilafranquense)

Ruben Nogueira (Alcains)

EXTREMOS

Milton Neri (Nogueirense)

Rui Batalha (Torreense)

Ruben Silvestre (Anadia)

Zé Miguel (Fátima)

AVANÇADOS

João Vasco (BC Branco)

João Vieira (U. Leiria)

Pedro Bonifácio (Torreense)