'Volante moderno', Patrick brilha em atributos de ataque e defesa no Inter

patrick 010918Durante muito tempo se procurou no futebol uma figura que soubesse atacar e defender na mesma intensidade.

Um jogador que pudesse ao mesmo tempo dar sustentação à defesa e contribuir de forma efetiva na linha de frente. O chamado 'volante moderno'. E a materialização disso se vê nas estatísticas de Patrick, do Inter. Em destaque tanto em quesitos de ataque quanto defesa, o jogador de 26 anos virou peça-chave no time.

Originalmente marcador, Patrick tem como principal capacidade o desarme. Por isso, em 20 jogos de Brasileiro, ele é o segundo jogador que mais retomou a bola do adversário. De 70 realizados, 64 foram feitos corretamente, segundo estatísticas do Footstats. Isso o coloca atrás apenas de Marcos Rocha, do Palmeiras.

 

No entanto, não é só no trabalho para evitar os gols adversários que o 'Pantera Negra' tem brilhado. Com a bola, ele é um dos principais criadores do meio-campo do Inter. Líder do time em assistências no ano com seis, sendo três no Brasileiro, ele é o quarto jogador que mais driblou no torneio nacional. São 29 dribles, 23 certos, atrás apenas de Everton, do Grêmio, Rodrigo, do Santos, e Pedrinho, do Corinthians.

Autor de quatro gols no certame, Patrick ainda aparece bem ranqueado em lançamentos, passes e interceptações. E por receber a bola tantas vezes, sendo responsável pelo início da transição ofensiva do Inter, ele acaba também sendo quem mais perde a posse de bola dos jogadores vermelhos. É, também, o quarto que mais finaliza do time, atrás de Leandro Damião, Nico López e William Pottker, todos jogadores apenas de ataque.

A peculiaridade de se destacar em atributos tanto de ataque quanto de defesa catapulta o marcador para uma condição de 'negócio de sucesso' nos bastidores. Internamente, a contratação dele é vista como molde de rendimento esperado com investimento baixo. Egresso do Sport em fim de contrato, a chegada dele ao Beira-Rio no início deste ano não demandou investimento além de salários e luvas.

A presença na partida diante do Cruzeiro, domingo, é incerta. Fora de dois treinamentos da semana, o jogador pode perder o duelo do Mineirão, abalando a estrutura do Colorado tanto na marcação quanto na criação de oportunidades.