Entre maiores "ladrões" de bola da Série A, volante Patrick se consolida no Sport

patrick 190717Com 80% de aproveitamento nas investidas, atleta é o jogador mais efetivo em desarmes do Rubro-negro, time que é líder do fundamento no Brasileirão

Rithely tem sido o protagonista da cabeça de área do Sport ao longo dos últimos anos. Foi sugerido até na Seleção Brasileira pelo técnico Vanderlei Luxemburgo depois do jogo contra o Botafogo, no Engenhão, visto in loco por Tite. Mas o seu atual parceiro de posição também tem obtido destaque. Patrick se consolida no setor como maior ladrão de bola do time na Série A, competição na qual o Leão é o líder em desarmes em números absolutos.


   
Patrick se firmou entre os titulares do Sport quase imediatamente depois da sua chegada no clube, no início de junho. Lateral esquerdo de origem, voltou a atuar como volante e não decepcionou. Na retaguarda do meio-campo, aliás, ele já havia sido o terceiro maior ladrão de bolas do Brasileiro de 2015.

Hoje, segundo dados do site de estatísticas Footstats, Patrick é o sétimo da competição em desarmes certos, com 36 dos 269 feitos pelo Sport até agora no Brasileirão. "Marcação forte é uma característica minha. Estou conseguindo implantar isso aqui no Sport. Quanto mais bola roubar, melhor", disse o volante. Ao mesmo tempo, o atleta é um dos segundos em "botes" errados na mesma Série A, com nove falhas. Um dado, porém, que mostra a sua iniciativa em recuperar a posse de bola, o que conseguiu em 80% das suas tentativas.

Apesar da derrota do Sport na última quinta-feira para o Botafogo, na qual a sequência positiva do time foi interrompida, Patrick considera ele e o Rubro-negro em boa fase. Espera a cada jogo se estabelecer ainda mais como parceiro de Rithely na cabeça de área do Leão.

"Acho que momento é maravilhoso, tanto meu quanto o da equipe. Fico feliz por ter chegado e já ajudado. Pretendo continuar me dedicando e, se Deus quiser, conseguir essa parceria com Rithely e com todos os companheiros dentro de campo", afirmou.
Recuperação do time na Série A

Patrick mira devolver o Sport às primeiras posições na tabela a partir de vitórias nas duas próximas partidas da Série A, ambas como mandante: diante do Atlético-GO (na Ilha do Retiro) e Palmeiras (na Arena de Pernambuco). "São dois jogos importantes em casa. É a nossa oportunidade de voltar ao G6. É fazer o nosso dever de casa. Independentemente do adversário, tem que conquistar os três pontos e subir na tabela." Foca primeiro no time goiano, lanterna.

Embora o adversário seja o último colocado, não haverá facilidade para o Leão, prevê. "Esses jogos são os mais perigosos, mas a gente tem que entrar com atenção total, se dedicar, ter concentração durante a partida. Quando tiver a oportunidade, fazer os gols, não relaxar. Esses jogos são os mais difíceis", contou.

Times com mais desarmes na Série A:
1º) Sport - 269
2º) Botafogo - 256
3º) Cruzeiro - 254
4º) Flamengo - 246

Números de Patrick
36 desarmes certos (1° desarmador do Sport/7° da Série A)

9 desarmes errados/1° em indíce de erro no Sport/2° em índice de erro na Série A

Total de desarmes: 45

Aproveitamento em desarmes: 80%

* dados do site Footstats